sexta-feira, 1 de abril de 2011

Novo mapa mostra variações no campo gravitacional terrestre

Mapa gravitacional da Terra. ESA









A Terra e seu campo gravitacional não possuem uma forma redonda, mas uma forma achatada, por este motivo o campo gravitacional terrestre não é uniforme existindo variações na força gravitacional, além de que as camadas das Terra não têm a mesma constituição. Já era do conhecimento dos cientistas que o campo gravitacional era mais forte nos pólos e mais fraco no Equador. Agora, é possível ter uma ideia mais ou menos exacta da variação da força gravítica em todo o globo terrestre, graças ao mapa construído pelos dois satélites GRACE (Gravity Recovery And Climate Experiment), que foi lançado hoje pela ESS.

A partir deste novo elemento os cientistas poderão estudar a variação do nível das águas e compreender melhor a sua origem. Poder-se-à  compreender melhor a constituição do interior da Terra, entre  muitos outros assuntos da Ciência que poderão ser melhorados!

Através deste pequeno "levantar do véu" é possível perceber que o melhor lugar da Terra para perder peso é a Índia, onde o peso de uma pessoa é 1% menor que o normal! (Para quem não sabe peso e massa são conceitos diferentes. A nossa massa é sempre a mesma, mas o nosso peso varia com a aceleração da gravidade).

Curiosidades:
  • Os valores obtidos pelos satélites foram aumentados pelo menos 10 000 vezes, dado que nos valores reais as variações do campo gravitacional seriam quase imperceptíveis!
  • Os dados processados demorarão alguns anos a estar disponíveis, uma vez que alguns cálculos envolvem a resolução de equações com pelo menos 100 variáveis!

Sem comentários:

Enviar um comentário