quarta-feira, 6 de julho de 2011

Terras raras descobertas no Pacífico

Um grupo de cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão encontrou vastos depósitos de metais de terras raras em fundos marinhos do Oceano Pacífico. Os elementos encontrados têm diversas aplicações tecnológicas.
Os metais de terras raras foram encontrados a profundidades de 3500 a 6000 metros de profundidade a este e oeste do Havai e a este Taiti.
Para percebermos melhor a importância desta descoberta, cada quilómetro quadrado de depósitos poderá um quinto do consumo anual de todo o mundo!
As terras raras são, de acordo com a IUPAC,  um grupo de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem à tabela periódica, mais propriamente ao grupo dos lantanídeos (Z=21 a Z=39).

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Água do Tamisa já pode ser disponibilizada para o consumo público

A construção de uma nova estação de dessalinização em Beckont vai permitir o abastecimento da capital britânica nos verões mais quentes e secos dos próximos anos.


Devido às mudanças climáticas e ao aumento populacional, a dessalinização já é uma realidade nos países do Ocidente, nomeadamente da Europa. Na estação de dessalinização de Beckont foram investidos cerca de 270 milhões de libras. Esta estação irá purificar a água do rio Tamisa através do processo de osmose inversa e produzirá água doce límpida a que serão adicionados os minerais necessário para se tornar numa água própria a consumir.
A estação já produziu cerca de 875 milhões de litros de água limpa, no entanto só funcionará em períodos secos e fornecerá a cidade de Londres, que poderá aumentar em 700 mil habitantes a sua população.
Deve-se ter em conta que os processos de dessalinização são muito dispendiosos e a mudança de hábitos e uso mais racional dos recursos como a água são a solução mais económica e sensata, já que nos permitem uma verdadeira adaptação à mudança.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse lunar total

Hoje a lua vai esconder-se! E este é o único dos seis eclipses lunares que vão ocorrer este ano, visível em Portugal, por isso agarrem nos telescópios, ou virem as vossas cabeças para os céus!
Esquema explicativo do eclipse lunar
A Lua vai nascer aproximadamente às 21.00h, no entanto, nessa altura ela já estará totalmente eclipsada e não será visível. Com o avançar da noite, o céu ficará menos brilhante, a Lua começará a sair do cone de sombra da Terra e será cada vez mais visível.
Um eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico no qual a Lua mergulha na sombra da Terra, nestas situações a órbita lunar encontra-se mais próxima da Terra.

Fonte: www.naturlink.sapo.pt

sábado, 30 de abril de 2011

Colonização - Ceres

Foi durante 150 anos considerado um asteróide devido principalmente à sua localização. Orbita o sol a 17,882 km/s entre Marte e Júpiter na cintura de asteróides e é o corpo mais maciço da região.
 Possui um diâmetro de 950 km e uma massa de 9,5×1020 kg. Apresenta apenas vestígios de pressão atmosférica e a sua temperatura é reduzida, comparando com a Terra, variando entre os -106ºC e os -34ºC. O seu Albedo é de 0,113, pois uma vez que a atmostfera é vestigial, a superfície é fortemente atingida por radiação proveniente do sol.
 Foi adoptado como Planeta Anão em Agosto de 2006 por não possuir uma órbita desempedida (tal como Plutão). Não possui campo magnético e apesar de possuir baixa gravidade, possui recursos hídricos sobre a forma de gelo (cerca de 1/10 da água da Terra) e uma grande exposição à luz solar, o que já levou os cientistas a colocar uma hipótese. A hipótese de uma futura colonização (tal como em Marte).
Estima-se que Ceres seja composto por um núcleo rochoso, e uma superfície de poeiras que cobre o seu manto abundante em água (25% da sua constituição - possui mais água doce do que a Terra).

domingo, 24 de abril de 2011

Telescópio Hubble lançado há 21 anos

Telescópio espacial Hubble
No dia 24 de Abril de 1990 o telescópio Hubble foi lançado para o espaço a bordo do space shuttle Discovery. Este telescópio é um projecto conjunto da NASA e da ESA. O telescópio foi idealizado nos anos 40, projectado nos anos 70 e 80 e após vários precalços lançado nos anos 90.
O Hubble tornou pela primeira vez possível vermos o Universo como ele é, permitiu-nos obter uma visão mais racional e ampla de como é a matéria que nos rodeia.
O telescópio espacial Hubble foi assim denominado em homenagem ao astrónomo Edwin Hubble que descobriu que o Universo se está a expandir.


Aconselhamos a visista ao site www.hubblesite.org para mais informações e para verem imagens fantásticas tiradas pelo telescópio.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Yuri Gagarin's First Orbit

Apresentamos um filme que foi filmado a bordo da estação espacial internacional, e mostra a Terra exactamente do mesmo ponto e da mesma hora que Yuri Gagarin viu há 50 anos.
O filme está disponível para download gratuito no site oficial da iniciativa: http://www.firstorbit.org/watch-the-film

Yuri Gagarin chegou à lua há 50 anos

Yuri Gagarin
A 12 de Abril de 1961, oito anos antes de Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisarem a superfície lunar, Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço, foi também o primeiro a entrar na órbita terrestre. O voo organizado pela antiga URSS teve uma duração de 108 minutos e um máximo de 327 km de afastamento em relação à Terra.
O astronauta foi lançado para o espaço na nave Vostok 1, às 9h07min da hora local. A nave era totalmente automatizada e portanto, Gagarin teve o papel de um autêntico espectador, tendo permanecido sempre sentado durante a viagem.
Após chegar da sua jornada um jornalista perguntou a Gagarin como era o céu "lá em cima" e o astronauta respondeu: "Escuro, camarada, muito escuro.".

terça-feira, 12 de abril de 2011

Planeta Azul

Neptuno, oitavo planeta do sistema solar também conhecido como Planeta Azul. Ao contrário do que se possa pensar, esta designação não provém da presença de H2O no planeta, mas sim, da sua cor azul. Foi então baptizado como o Deus dos mares após ter sido descoberto em 23 de Setembro de 1846, séc. XIX.
É de facto, um planeta gasoso que tem 17 vezes a massa da Terra. Se fosse oco, poderia conter 60 Terras no seu interior.

Encontra-se a uma temperatura entre 2000 K a 5000 K.
Possui um diâmetro de 49,500 km, e por estar tão afastado do sol (4,504,300,000 km), o seu perído de translação é de 165 anos. Já o seu período de rotação é mais reduzido do que o da Terra, tendo uma duração aproximada de 16h. Orbita o sol a uma velocidade de 23,5 km/s.
A atmosfera deste planeta gigante é essencialmente composta por hélio, hidrogénio, água, azoto e metano, e é deste último elemento químico de que provém a sua coloração. Já o núcleo é composto por ferro, níquel e silicatos.
Neptuno é frequentemente atingido por violentas tempestades nas quais a Voyager detectou ventos a uma velocidade de 2000 km/h. Por este facto, são muitas vezes vistas manchas à superfície do planeta, o que pode ser comparado à actividade de Júpiter. É por esta razão que O Planeta azul é considerado um planeta dinâmico.
O planeta possui 4 anéis de reduzidas dimensões e que os cientístas julgam oriundos das colisões entre asteróides e as 13 luas de Neptuno devido ao seu acentuado campo magnético (núcleo metálico).
A maior lua de Neptuno é Tritão, mas ao contrário das restantes 12 luas, os cientístas colocaram recentemente a hipótese de Tritão não de ter formado a partir de Neptuno, mas ter vindo do exterior do sistema solar após ter sido capturada pelo campo magnético do mesmo.
Ainda hoje, com o desenvolvimento da ciência, Neptuno é um dos mais misteriosos e intrigantes planetas do sistema solar, mas que devido às semelhanças que apresenta com a composição química da Terra, pode ser fundamental para as mais diversas investigações científicas.

domingo, 3 de abril de 2011

Semana Aberta na Escola Secundária de Valongo

Os jovens estudantes dedicam, durante o ano lectivo, a sua vida à aprendizagem. Agora é a vez de eles poderem transmitir os conhecimentos que adquirem, bem como o seu trabalho, nesta Semana Aberta que decorre dos dias 4 a 8 de Abril, na Escola Secundária de Valongo.
Palestras, workshops, exposições, concursos, jogos e actividades de ar livre são um pouco daquilo que cada um que se queira dirigir à escola para a visitar nesta semana poderá encontrar.
Uma vez que nos encontramos no Ano Internacional das Florestas e da Química, os trabalhos dos alunos andarão na base deste tema.
É uma óptima oportunidade para conhecer o concelho em que a escola se insere, pois a cultura valonguense é sempre mencionada e exposta à curiosidade de quem a desconhece, sendo associada, nas actividades dos alunos, ao tema que se está a trabalhar.
Venham visitar-nos!


Para mais informações sobre o programa da Semana Aberta na Escola Secundária de Valongo, consulte o link: http://www.esec-valongo.rcts.pt/saberta.htm 

Robert Bunsen nasceu há 200 anos

Um dos mais importantes cientistas do seu tempo abriu o campo da espectroscopia química

Hoje em dia é muito fácil encontrarmos num laboratório científico aquilo a que chamamos de «bico de Bunsen», dispositivo indispensável para a realização de diversas experiências. Foi concebido por Robert Wilhelm Bunsen, um químico de elevada distinção que nasceu há 200 anos, completados no passado dia 31 de Março. No tempo que Bunsen dedicou à ciência (88 anos), concebeu ainda o eléctrodo de carbono, descobriu elementos químicos como o césio e o rubídio, ao lado de  Gustav Kirchhoff, e foi conselheiro de importantes químicos, como Dmitri Mendeleev, Adolf von Baeyer, Fritz Haber e Philipp Lenard.
Bunsen nasceu em 1811 no seio de uma família de académicos e era o mais novo de quatro filhos. Estudou Química na Universidade de Göttingen, formando-se com 19 anos. Depois de uma viagem pela Europa, durante a qual conheceu outros cientistas como Carl Runge, Justus von Liebig e Eilhard Mitscherlich, voltou a Göttingen, agora como professor.
Dedicou-se à experimentação, passando muito tempo em laboratório a investigar a composição de químicos. Centrou as suas experiências iniciais nas propriedades do arsénico, em particular numa substância chamada cacodílico, conseguindo encontrar um antídoto para o envenenamento por arsénico: o óxido de ferro hidratado, investigação essa que decorreu com alguns percalços pois quase morreu envenenado com aquela substância e perdeu a visão de um olho devido a uma explosão no laboratório.
Desenvolveu o chamado «bico de Bunsen», cuja função é o aquecimento por combustão de gás, a partir de um dispositivo desenhado pelo químico inglês Michael Faraday, na altura um pouco mais velho do que ele, o que tornou possível, pela primeira vez, observar, sem interferência, as linhas de emissão espectral de elementos como o rubídio e o césio, que foram por si descobertos.
Para além de ser um excelente cientista, foi um dedicado docente e deu aulas nas universidades de Marburgo, Breslau e Heidelberg. Aposentou-se nesta última em 1889, após ter leccionado e investigado mais de 30 anos na mesma universidade.
Este dotado homem da ciência não só deu o nome ao bico de Bunsen, mas também a outros instrumentos, como o efusiómetro de Bunsen, um dispositivo que permite determinar a densidade de um gás por medição da velocidade de escoamento deste através de um orifício, e o fotómetro de Bunsen, que serve para comparar intensidades luminosas.

Depois da reforma, aos 78 anos, dedicou-se a outros dos seus interesses, como a geologia e a mineralogia. Morreu 10 anos depois, em Heidelberg.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Novo mapa mostra variações no campo gravitacional terrestre

Mapa gravitacional da Terra. ESA









A Terra e seu campo gravitacional não possuem uma forma redonda, mas uma forma achatada, por este motivo o campo gravitacional terrestre não é uniforme existindo variações na força gravitacional, além de que as camadas das Terra não têm a mesma constituição. Já era do conhecimento dos cientistas que o campo gravitacional era mais forte nos pólos e mais fraco no Equador. Agora, é possível ter uma ideia mais ou menos exacta da variação da força gravítica em todo o globo terrestre, graças ao mapa construído pelos dois satélites GRACE (Gravity Recovery And Climate Experiment), que foi lançado hoje pela ESS.

A partir deste novo elemento os cientistas poderão estudar a variação do nível das águas e compreender melhor a sua origem. Poder-se-à  compreender melhor a constituição do interior da Terra, entre  muitos outros assuntos da Ciência que poderão ser melhorados!

Através deste pequeno "levantar do véu" é possível perceber que o melhor lugar da Terra para perder peso é a Índia, onde o peso de uma pessoa é 1% menor que o normal! (Para quem não sabe peso e massa são conceitos diferentes. A nossa massa é sempre a mesma, mas o nosso peso varia com a aceleração da gravidade).

Curiosidades:
  • Os valores obtidos pelos satélites foram aumentados pelo menos 10 000 vezes, dado que nos valores reais as variações do campo gravitacional seriam quase imperceptíveis!
  • Os dados processados demorarão alguns anos a estar disponíveis, uma vez que alguns cálculos envolvem a resolução de equações com pelo menos 100 variáveis!

terça-feira, 8 de março de 2011

Última missão do vaivém Discovery

NASA/ Troy Cryder
Foi hoje que o vaivém Discovery deu por terminada a sua última missão, separando-se da ISS (International Space Station), foi o fim de missão já há muito adiada. Esta missão teve início a 24 de Fevereiro de 2011 e terminou hoje (8 de Março de 2011). A sua chegada à Terra está prevista para quarta-feira às 16h58min.(hora de Portugal).
O Discovery esteve activo 27 anos, executou 39 missões e é comummente conhecido por ter sido o space-shuttle a colocar em órbita o telescópio Hubble. O vaivém foi denominado "Discovery" de forma a homenagear o período dos Descobrimentos.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um dia sem Química!


Deixamos um vídeo para que se apercebam da necessidade da Química na nossa vida...

2011- Ano Internacional das Florestas e da Química

Logotipo do Ano Internacional das Florestas
A ONU decidiu declarar 2011 o Ano Internacional das Florestas, o motivo é bastante óbvio, uma vez que actualmente as florestas se encontram permanentemente ameaçadas pelas mudanças climáticas, assim como pela ocupação antrópica. O principal objectivo desta iniciativa é a reeducação das pessoas, de forma a enfatizar o seu papel no desenvolvimento sustentável das florestas. Para mais informações consultar o site oficial da iniciativa: http://www.un.org/en/events/iyof2011/index.shtml.
Logotipo do Ano Internacional da Química
2011 é também o Ano Internacional da Química, o objectivo desta iniciativa, é fomentar o interesse pela Química e demonstrar como esta é necessária para o nosso quotidiano e para compreensão do mundo à nossa volta. Esta iniciativa pretende mostrar que a Química é uma ciência "limpa", ao contrário do que se pensa, e que através desta ciência é possível gerir os recursos, nomeadamente as florestas, de forma sustentável. Outro motivo para celebrar a Química em 2011 é 100º aniversário do Prémio Nobel da Química atribuído a Marie Curie, pretende-se assim, incentivar e festejar a participação das mulheres na ciência!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Visita a Aveiro (Portucel) II

Digestor (onde se procede ao cozimento da madeira)

Vista Geral (central de produção de biomassa)
 Mostramos agora mais algumas fotografias(e mais detalhadas) de algumas partes da Fábrica de Pasta de Papel Portucel, em Cacia.
Central de produção de biomassa

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Visita a Aveiro (Portucel)

Visão geral da Portucel situada em Cacia, Aveiro.
Uma parte do programa da visita realizada, dia 22 de Fevereiro, incluía uma visita à fábrica de pasta de papel Portucel - Soporcel.
Esta fábrica é a maior produtora de pasta de papel de Portugal, representando 4% do PIB português! A Portucel exporta cerca de 90% da pasta de papel que produz, principalmente para a Europa, Canadá e América do Norte.
A produção de pasta de papel pode levantar muitas questões éticas e principalmente ecológicas, devido ao abate de centenas de toneladas de árvores. No entanto, a Portucel, devido às exigências do mercado, abate exclusivamente árvores de florestas certificadas, usando unicamente uma espécie de eucalipto, ideal para a produção de pasta de papel, que existe apenas em Portugal, no Uruguai e no Chile: o eucalipto globulus.
A poluição causada pela produção de pasta de papel, não escapa às questões ambientais, de modo a diminuir o seu impacto ambiental, a Portucel produz energia renovável a partir de biomassa ( Ex:cascas dos troncos que são inúteis no processo de produção). Apesar de a energia produzida através da biomassa ser suficiente para tornar a fábrica auto-suficiente em termos energéticos, esta é vendida à EDP, sendo que a energia necessária para a produção é comprada à rede pública, uma vez que há uma margem de lucro entre a compra de energia e a sua venda.
Pode-se concluir que a Portucel é um exemplo de uma indústria química, que colabora ao máximo com as políticas ambientais, ou seja, o exemplo do objectivo da indústria química moderna.

Talvez, quem sabe, uma dia seja possível produzir pasta de papel sem abatermos árvores! 

Bem Vindo

Antes de mais, bem vindo ao quimicamente activos. Este blog tem como principal intuito o enriquecimento intelectual na área da química.

 Aqui poderá encontrar relatos, fotografias e curiosidades sobre a indústria química e o seu contributo para o desenvolvimento social e económico do país.

Olá :)

Olá!
Somos um grupo constituído por alunos do 11ºCT1 da Escola Secundária de Valongo (Joana Marques, Elisabete Teixeira e Filipe Moisés). Construímos este blog com o intuito de divulgar fotografias e factos apreendidos nas nossas visitas de estudo, assim como publicar diversas notícias e divulgar projectos no âmbito da ciência.