quarta-feira, 6 de julho de 2011

Terras raras descobertas no Pacífico

Um grupo de cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão encontrou vastos depósitos de metais de terras raras em fundos marinhos do Oceano Pacífico. Os elementos encontrados têm diversas aplicações tecnológicas.
Os metais de terras raras foram encontrados a profundidades de 3500 a 6000 metros de profundidade a este e oeste do Havai e a este Taiti.
Para percebermos melhor a importância desta descoberta, cada quilómetro quadrado de depósitos poderá um quinto do consumo anual de todo o mundo!
As terras raras são, de acordo com a IUPAC,  um grupo de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem à tabela periódica, mais propriamente ao grupo dos lantanídeos (Z=21 a Z=39).

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Água do Tamisa já pode ser disponibilizada para o consumo público

A construção de uma nova estação de dessalinização em Beckont vai permitir o abastecimento da capital britânica nos verões mais quentes e secos dos próximos anos.


Devido às mudanças climáticas e ao aumento populacional, a dessalinização já é uma realidade nos países do Ocidente, nomeadamente da Europa. Na estação de dessalinização de Beckont foram investidos cerca de 270 milhões de libras. Esta estação irá purificar a água do rio Tamisa através do processo de osmose inversa e produzirá água doce límpida a que serão adicionados os minerais necessário para se tornar numa água própria a consumir.
A estação já produziu cerca de 875 milhões de litros de água limpa, no entanto só funcionará em períodos secos e fornecerá a cidade de Londres, que poderá aumentar em 700 mil habitantes a sua população.
Deve-se ter em conta que os processos de dessalinização são muito dispendiosos e a mudança de hábitos e uso mais racional dos recursos como a água são a solução mais económica e sensata, já que nos permitem uma verdadeira adaptação à mudança.