quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Visita a Aveiro (Portucel)

Visão geral da Portucel situada em Cacia, Aveiro.
Uma parte do programa da visita realizada, dia 22 de Fevereiro, incluía uma visita à fábrica de pasta de papel Portucel - Soporcel.
Esta fábrica é a maior produtora de pasta de papel de Portugal, representando 4% do PIB português! A Portucel exporta cerca de 90% da pasta de papel que produz, principalmente para a Europa, Canadá e América do Norte.
A produção de pasta de papel pode levantar muitas questões éticas e principalmente ecológicas, devido ao abate de centenas de toneladas de árvores. No entanto, a Portucel, devido às exigências do mercado, abate exclusivamente árvores de florestas certificadas, usando unicamente uma espécie de eucalipto, ideal para a produção de pasta de papel, que existe apenas em Portugal, no Uruguai e no Chile: o eucalipto globulus.
A poluição causada pela produção de pasta de papel, não escapa às questões ambientais, de modo a diminuir o seu impacto ambiental, a Portucel produz energia renovável a partir de biomassa ( Ex:cascas dos troncos que são inúteis no processo de produção). Apesar de a energia produzida através da biomassa ser suficiente para tornar a fábrica auto-suficiente em termos energéticos, esta é vendida à EDP, sendo que a energia necessária para a produção é comprada à rede pública, uma vez que há uma margem de lucro entre a compra de energia e a sua venda.
Pode-se concluir que a Portucel é um exemplo de uma indústria química, que colabora ao máximo com as políticas ambientais, ou seja, o exemplo do objectivo da indústria química moderna.

Talvez, quem sabe, uma dia seja possível produzir pasta de papel sem abatermos árvores! 

Sem comentários:

Enviar um comentário