segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um dia sem Química!


Deixamos um vídeo para que se apercebam da necessidade da Química na nossa vida...

2011- Ano Internacional das Florestas e da Química

Logotipo do Ano Internacional das Florestas
A ONU decidiu declarar 2011 o Ano Internacional das Florestas, o motivo é bastante óbvio, uma vez que actualmente as florestas se encontram permanentemente ameaçadas pelas mudanças climáticas, assim como pela ocupação antrópica. O principal objectivo desta iniciativa é a reeducação das pessoas, de forma a enfatizar o seu papel no desenvolvimento sustentável das florestas. Para mais informações consultar o site oficial da iniciativa: http://www.un.org/en/events/iyof2011/index.shtml.
Logotipo do Ano Internacional da Química
2011 é também o Ano Internacional da Química, o objectivo desta iniciativa, é fomentar o interesse pela Química e demonstrar como esta é necessária para o nosso quotidiano e para compreensão do mundo à nossa volta. Esta iniciativa pretende mostrar que a Química é uma ciência "limpa", ao contrário do que se pensa, e que através desta ciência é possível gerir os recursos, nomeadamente as florestas, de forma sustentável. Outro motivo para celebrar a Química em 2011 é 100º aniversário do Prémio Nobel da Química atribuído a Marie Curie, pretende-se assim, incentivar e festejar a participação das mulheres na ciência!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Visita a Aveiro (Portucel) II

Digestor (onde se procede ao cozimento da madeira)

Vista Geral (central de produção de biomassa)
 Mostramos agora mais algumas fotografias(e mais detalhadas) de algumas partes da Fábrica de Pasta de Papel Portucel, em Cacia.
Central de produção de biomassa

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Visita a Aveiro (Portucel)

Visão geral da Portucel situada em Cacia, Aveiro.
Uma parte do programa da visita realizada, dia 22 de Fevereiro, incluía uma visita à fábrica de pasta de papel Portucel - Soporcel.
Esta fábrica é a maior produtora de pasta de papel de Portugal, representando 4% do PIB português! A Portucel exporta cerca de 90% da pasta de papel que produz, principalmente para a Europa, Canadá e América do Norte.
A produção de pasta de papel pode levantar muitas questões éticas e principalmente ecológicas, devido ao abate de centenas de toneladas de árvores. No entanto, a Portucel, devido às exigências do mercado, abate exclusivamente árvores de florestas certificadas, usando unicamente uma espécie de eucalipto, ideal para a produção de pasta de papel, que existe apenas em Portugal, no Uruguai e no Chile: o eucalipto globulus.
A poluição causada pela produção de pasta de papel, não escapa às questões ambientais, de modo a diminuir o seu impacto ambiental, a Portucel produz energia renovável a partir de biomassa ( Ex:cascas dos troncos que são inúteis no processo de produção). Apesar de a energia produzida através da biomassa ser suficiente para tornar a fábrica auto-suficiente em termos energéticos, esta é vendida à EDP, sendo que a energia necessária para a produção é comprada à rede pública, uma vez que há uma margem de lucro entre a compra de energia e a sua venda.
Pode-se concluir que a Portucel é um exemplo de uma indústria química, que colabora ao máximo com as políticas ambientais, ou seja, o exemplo do objectivo da indústria química moderna.

Talvez, quem sabe, uma dia seja possível produzir pasta de papel sem abatermos árvores! 

Bem Vindo

Antes de mais, bem vindo ao quimicamente activos. Este blog tem como principal intuito o enriquecimento intelectual na área da química.

 Aqui poderá encontrar relatos, fotografias e curiosidades sobre a indústria química e o seu contributo para o desenvolvimento social e económico do país.

Olá :)

Olá!
Somos um grupo constituído por alunos do 11ºCT1 da Escola Secundária de Valongo (Joana Marques, Elisabete Teixeira e Filipe Moisés). Construímos este blog com o intuito de divulgar fotografias e factos apreendidos nas nossas visitas de estudo, assim como publicar diversas notícias e divulgar projectos no âmbito da ciência.